Toda distância merece respeito

É assim: aquele casal de namorados está junto há algum tempo, e as pessoas começam a perguntar: quando sai esse casamento? ou pelo menos quando vão noivar? e eles casam, e em dois meses as pessoas começam a perguntar: quando vem o bebê? nasce o primeiro filho, e a criança nem desmamou e o povo: e o irmãozinho, quando vem?
Voce conhece essa história?
Pois é, é assim que eu me sinto quando me perguntam quando vou correr uma  maratona, ou mesmo outra meia maratona. Que pressão pela distância! Então, imagina quem começou a correr agora, e está nos 5km, com muito orgulho?!
O sujeito finalmente começa a correr, está feliz porque corre meia hora direto, sem caminhar, e já tem gente querendo que corra maratona, trilhas, etc. Faz duas provas de 5km e na seguinte tem alguém para perguntar: Agora chega, né, vamos para os 10?
É possível que o corredor de 5km hoje queira ser um maratonista amanhã. Mas pode ser que não, pode ser que queira correr pequenas distâncias sempre. E isso não o desqualifica como corredor.
Claro que estou falando um pouco em causa própria. Eu adoro correr provas de 10km, mas tem gente que não se conforma com isso! Gosto de velocidade, de testar limite, de treinar para essa prova, com treinos fortes, tiros...
Já falei antes que é importante ter objetivo. O meu é baixar tempo em 10km ou distâncias semelhantes, e não correr grandes distâncias. Pelo menos não agora. Acho interessante correr uma meia maratona por ano, para treinar rodagem maior e garantir resistência. Mas escolho muuuito bem, e sem correr risco de ser chamada de metida, quero uma bela paisagem que me seduza durante aquelas quase duas horas que vou passar correndo.
Além disso, nem todo mundo tem tempo para fazer treinos longos mais de uma vez por semana, e nem por isso está treinando menos, só está treinando diferente. Quem pretende correr maratona precisa ter tempo disponível para treinar, além da disposição.
Admiro quem faz ultramaratona, mas não tem nada a ver comigo. E admiro muitíssimo o Samuel Ribeiro. Sabe quem é? o corredor que ganhou os 5km na meia de Floripa, fazendo o percurso em menos de 15 minutos. Sabe por que? Porque eu sinto na pele como é difícil baixar um minuto do tempo em uma prova de cinco e de dez quilômetros. E o treino dele deve ser muito puxado.
Diminuir em um, dois, até cinco minutos o tempo de uma meia maratona não é tão difícil quanto reduzir dois minutos uma prova de 10km depois que voce já está treinado. Claro, no início, faz em uma hora, e em menos de seis meses já faz em 50 minutos. E é aí que começa a ficar difícil...ser um corredor sub-50' nos 10km é um baita desafio.
Correr 5km, 10km, 21km, 42km, 52 km(em Urubici, no maior frio), aventura, tudo é válido, o que interessa é correr da maneira que mais te estimular, e especialmente, te fizer feliz!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol