Ah, as prioridades...

Não corri a maratona do Beto Carrero. Estranho, não? Tão estranho que até eu estava me procurando nas fotos do grupo, de tanta gente perguntando como eu tinha me saido, porque era óbvio que eu iria. Não vou dizer que foi fácil abrir mão da prova. Eu tinha equipe e tudo, a prova é astral total.
E ver o octeto em que eu estaria ficar em segundo lugar, é doído para a competitiva. Fiquei pensando se tinha feito uma boa escolha.
Ainda mais porque fui correr sábado às onze e meia da manhã, e estava um calor insuportável, a rua cheia de carros e caminhões, eu praticamente mastigava CO2...treino  sofrido, mas subi minha rua inteira correndo direto (quem conhece minha rua sabe que isso é um desafio e tanto). 
Mas o fato é que a prova do Beto Carrero, na forma de competição de verdade, não se encaixava nos meus projetos de corrida do momento. Correr 5km em velocidade, no sábado à noite, uma semana depois da track and field e duas semanas depois de uma meia maratona, definitivamente estava fora do razoável para as metas que eu tracei para o ano.
Além disso, a verdade é que não gostei do percurso ano passado, só queria ir pelo grupo. Correr à noite, para mim, tem que ser especial, na praia, ou com mega iluminação, porque sou super cegueta à noite. No percurso do Beto Carrero, além de ser noite, são muuuitas curvas, também não sou boa. Então eu tinha muito mais motivos para não ir do que para ir.
Uma das metas do ano, como falei antes, é participar de menos provas. Por diversas razões, mas acho que a principal é a ideia de aproveitar minhas janelas de oportunidades, não me desgastando em provas que não são prioritárias. E no meu caso o único jeito é não participar, porque, em geral, não sei brincar. 
Dificilmente consigo correr uma prova em ritmo de treino. Acabo me esforçando bastante, e, muitas vezes, até compensa, vem trofeu. Mas quando chega a prova-alvo, a que valia de verdade, não estou tão preparada, porque a cada prova, a semana anterior é diferenciada no treino, quebra totalmente o ritmo.
Seguir a planilha inclui o sábado e domingo. Na minha, sábado é terreno misto e domingo é bike. Se tem prova, não faço nenhum dos dois. E ainda prejudico o treino da segunda feira.
Semana passada falei da track and field e de frustrações. Pois então, na Sport Life deste mês tem uma reportagem exatamente sobre isso (acho que eles leram o blog hahahaha). Sobre como as corridas ruins podem fornecer munição para faze melhor da próxima vez.
Traz 14 drops entre o que pode dar errado e dicas para você se sentir menos miserável. Me identifiquei em vários itens. Por exemplo, eu tenho fama de terminar furiosa (sempre) uma prova. Não é totalmente verdade, mas em provas de velocidade eu preciso de um tempo no final para voltar a ser eu mesma, e para isso não consigo falar com ninguém, e não sou lá muito simpatica. E quando não termino como gostaria, demoro mais para me sentir bem. Quem conhece já espera passar meu, digamos, momento mala. A revista fala da importância de aceitar o consolo dos amigos, e de pensar que, se dessa vez não deu certo, na próxima pode dar (e isso vira o desafio).
Outro drop é mais triste: tem gente que por mais que se esforce, não consegue encontrar prazer algum na corrida. E a dica é procurar outra atividade. Lembrei de uma amiga querida, cujo marido adora correr, e ela, até hoje encara como um sacrifício necessário.
Importante também, na reportagem, refletir sobre o que deu errado, para tentar consertar para a próxima, lembrar das superações para ter certeza de que em algum momento voce foi capaz, traçar metas possiveis, pensar nos pontos positivos, conversar com o treinador e outras pessoas experientes, e o que eu mais gostei: domar o emocional. Recomendo a leitura, dá uma sacudida na gente.
A mesma revista tem uma boa reportagem sobre café da manhã e uns itens de consumo pra corrida...hum...
Na Runners, dicas para variar os treinos, estratégias de recuperação conforme a fase do treino,  receitas legais de lanches pós treino, e também uma reportagem sobre as barreiras mentais que impedem que a gente progrida na corrida: over trainning, sobrecarga emocional, excesso de foco.
As duas melhores reportagens da runners do mês: casais que correm (me imitaram também...), falando de como evitar que isso vire motivo de estresse em vez de companheirismo, e um programa para iniciantes totais, desde o início: levantar do sofá. Passa pela caminhada, trotes, treinos até poder chegar a 10km, para quem quiser. Muito interessante.
Em agosto te night run em Joinville dia 24, além de outras provas, e a querida k42. 
Em setembro há muitas provas, vale dar uma olhada no www.corridassc.com.br. Além das que estão la, tem Mountain Do Canela, que deve ser linda demais, quem foi adora.
E vá separando seus tênis que não usa mais, e roupas de exercício tambem. Semana que vem você sabera o que fazer com eles...bora treinar!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol